sábado, 21 de janeiro de 2012

Movimento "Ocupe" reúne centenas em frente ao Congresso dos EUA

“Washington, 17 Jan (Reuters) - Centenas de manifestantes do movimento Ocupe fizeram uma manifestação nesta terça-feira em frente ao Congresso dos Estados Unidos para denunciar o que eles dizem ser a influência do dinheiro sobre os políticos.
É importante que as pessoas saibam que não vamos mais aceitar isso. As pessoas estão realmente furiosas com a forma como as coisas estão indo e queremos que o Congresso entenda isso, disse o manifestante James Cullen, um assistente social desempregado, de 30 anos, morador de Greenbelt, Maryland.
Os manifestantes são parte de um movimento que começou no ano passado com o Ocupe Wall Street, em Nova York, e se espalhou para outras cidades do país.
Os manifestantes se reuniram no gramado em frente ao Capitólio para recepcionar parlamentares que voltavam do recesso. Eles disseram que o protesto incluiria a tentativa de ocupar gabinetes.
Encarem isso, liberais, os democratas nos venderam, afirmava um cartaz levado pelo grupo. Congresso à venda e Roubanqueiros da América, diziam outros.
A manifestação matinal foi em geral pacífica. A polícia disse que um manifestante foi detido por supostamente tentar agredir um policial.
Corporações e governo estão tão inextrincavelmente ligados que não é mais uma verdadeira democracia, e as pessoas precisam perceber isso, afirmou o estudante David, de 16 anos, oriundo de Connecticut.
Esta é a íntegra de uma reportagem de Ian Simpson publicada em 17.01.2012 no UOL Notícias.
“Centenas de manifestantes do movimento Ocupe fizeram uma manifestação nesta terça-feira em frente ao Congresso dos Estados Unidos para denunciar o que eles dizem ser a influência do dinheiro sobre os políticos.”
Corporações e governo estão tão inextrincavelmente ligados que não é mais uma verdadeira democracia, e as pessoas precisam perceber isso', afirmou o estudante David, de 16 anos, oriundo de Connecticut.
É animador encontrar pessoas jovens e lúcidas. Indivíduos que diferem da maioria que acha que basta que não seja ditadura para que seja democracia, pois a coisa não é bem assim. O que é democracia? É a forma de governo na qual o poder supremo está nas mãos do povo e é exercido diretamente ou por intermédio de representantes eleitos. Ou seja, em uma democracia os políticos atuam em função dos interesses do povo. Mas será que o simples fato de eleger os seus representantes faz com que a forma de governo seja uma democracia? O jovem estudante de Connecticut acredita que não e eu também. Afinal, de que adianta eleger os parlamentares se quando eleitos eles passam a atuar em função dos interesses daqueles quem lhe financiaram a campanha eleitoral e não os daqueles que os elegeram.
Vocês já ouviram falar em lobby? O que é lobby? É a pressão feita junto a parlamentares para que estes ajam em função dos interesses de entidades que os banquem, em detrimento dos interesses daqueles que os elegeram e aos quais, supostamente, eles representam. E quais são essas entidades? São justamente aquelas que o lúcido estudante diz que estão inextrincavelmente ligadas ao governo: as famigeradas corporações.
Em um mundo onde tudo se compra e quase todos se vendem, o relacionamento entre governo e corporações proporciona a estas a capacidade de comprar desde pessoas até países. A quem achar que estou exagerando, sugiro que assista o vídeo encontrado no endereço http://www.youtube.com/watch?v=dFtijO8qM6A&NR=1. É uma verdadeira comprovação da afirmação que encerra a reportagem que inspirou esta postagem:
Corporações e governo estão tão inextrincavelmente ligados que não é mais uma verdadeira democracia, e as pessoas precisam perceber isso, afirmou o estudante David, de 16 anos, oriundo de Connecticut.
A persistência deste movimento faz lembrar uma afirmação de James Baldwin, escritor e ativista americano:
“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.

Nenhum comentário: