quarta-feira, 18 de julho de 2012

Botox não cura mágoa

"O dermatologista diz que muitos pacientes 'ficam meio viciados' na toxina que deixa a pele do rosto mais lisa e que, muitas vezes, ele é obrigado a contê-los
- O senhor é contra o Botox?
- Não. Eu combato o exagero que acaba deixando as pessoas com cara de boneco de cera. O Botox tem um efeito imediato, mas é passageiro. Por isso, muitos pacientes ficam ávidos por novas aplicações. O pessoal fica meio viciado, como se o Botox fosse uma droga.
- O que o senhor faz para conter esse impulso?
- Sou incisivo, falo direto: 'Você vai ficar ridícula se fizer mais uma aplicação'. Quando o caso é extremo, recorro a uma psicóloga, para conversar com calma com o paciente. As pessoas precisam aprender que Botox não cura mágoa de ninguém.
- Como seus pacientes reagem às suas negativas?
- Nem todos recebem bem. Mas, diante do que vejo, eu me sinto obrigado a fazer isso. Até minha mãe aplicou Botox uma vez e ficou horrível. Falei para ela nunca mais repetir o erro.
- Quem mais exagera?
- Prefiro comentar sobre as celebridades estrangeiras. A (estilista italiana) Donatella Versace é o melhor exemplo do que não se deve fazer. Mas no Brasil tem muita gente indo por esse caminho.
- Quem?
- Gosto mais dos exemplos positivos. Entre as minhas pacientes, a Regina Duarte é um modelo. Ela lida com o envelhecimento sem recorrer a nenhum tipo de intervenção exagerada. A Maria Fernanda Cândido também se destaca. Ela prefere tratamentos menos invasivos, e nem por isso deixa de ser um referencial de beleza.
Esta é a íntegra de uma entrevista com o dermatologista Jardis Volpe, publicada na edição de 30 de maio de 2012 da revista Veja.
É animador constatar que ainda existem pessoas como Jardis Volpe. Em uma sociedade onde a maioria jamais contraria a vontade de quem lhe paga, Volpe dispõe-se a contrariá-la e recusa-se a fazer o que considera equivocado. Por outro lado, é desanimador ver o quão tolas são as pessoas na busca de soluções para os seus problemas. O Botox tem um efeito imediato, mas passageiro, diz Jardis Volpe. Eis o equívoco. Geralmente, efeitos imediatos são passageiros, e o que é passageiro jamais solucionará definitivamente o problema. Aliás, cabe aqui uma explicação. Se não soluciona definitivamente não é solução, é apenas um paliativo.
Infelizmente, a maioria desconhece ou não "faz fé" na Prece da Serenidade, atribuída a Reinhold Niebuhr, que diz o seguinte: “Dê-me Senhor... Serenidade para aceitar o que não pode ser mudado. Coragem para mudar o que deve ser mudado. Sabedoria para distinguir uma coisa da outra." E, consequentemente, faz, exatamente, o contrário: Não tem coragem para mudar o que pode ser mudado. Desespera-se diante daquilo que não pode ser mudado. É estúpida para distinguir uma coisa da outra.  
Botox não cura mágoa, afirma Jardis Volpe. Sim, botox não cura mágoa, pois mágoa é um problema interior e botox atua no exterior. Eis mais um grave equívoco cometido pela maioria. Imaginar ser possível solucionar problemas sem atuar sobre a verdadeira causa. Agir como aquele personagem do vaudeville que perde as suas chaves em uma rua escura e as procura em uma rua próxima, porque lá é mais claro. Mas da mesma forma que as chaves jamais serão encontradas procurando-as onde é mais claro, e não onde elas foram perdidas, problemas interiores jamais serão solucionados atuando no exterior, onde é mais fácil. É por isso que quando o caso é extremo, Volpe recorre a uma psicóloga para conversar com calma com o paciente. As pessoas precisam aprender que Botox não cura mágoa de ninguém.
Jardis Volpe cita duas atrizes que lidam bem com o envelhecimento sem recorrer a nenhum tipo de intervenção exagerada: Regina Duarte e Maria Fernanda Cândido, e eu cito mais uma. Vejam o que diz a extraordinária Cássia Kiss: "Quanto mais culto ao corpo eu vejo por aí, mais eu reverencio as minhas rugas e as dos outros. Elas não se repetem e contam a história de cada um". E da mesma forma que tentar mudar uma história pode resultar em algo sem pé nem cabeça, tentar mudar demais a aparência do protagonista pode acabar deixando-o com cara de boneco de cera, mesmo que o protagonista seja um dos homens mais ricos do mundo. Será este o X da questão? Afinal, botox termina com X!

Nenhum comentário: