domingo, 1 de julho de 2012

Um dia com alguma dignidade

Excepcionalmente, este blog apresenta uma postagem que não focaliza alguma notícia veiculada por algum dos meios de comunicação, e sim um assunto que eu espero que se torne notícia no próximo final de semana. É uma convocação (que a minha esposa viu no Facebook) para um protesto intitulado Um dia sem shopping!, marcado para o próximo sábado 7 de julho. O protesto é pelos preços cobrados pelo estacionamento. Confesso que ao saber da nova forma de cobrança, imediatamente, imaginei esse tipo de atitude. Porém, como não frequento redes sociais, eu não poderia tomar tal iniciativa, mas após lançada a convocação vejo-me na obrigação de aderir a ela e de espalhá-la, usando os meios de comunicação de que disponho. Já a espalhei usando o outro blog (Espalhando ideias) e vou espalhá-la por e-mail. Aliás, creio que se vivêssemos em uma sociedade composta de pessoas conscientes tal convocação nem seria necessária, pois, espontaneamente, as pessoas fariam tal protesto. Mas como não é esse o nosso caso, o jeito é aderir a ele.
No meu entender, creio que o boicote por apenas um dia seja insuficiente para fazer com que os shoppings acreditem que estamos dispostos a nos fazer respeitar, mas já é um início. Aliás, ter vontade de se fazer respeitar é o grande problema da maioria desta sociedade apática. Falei com a minha filha sobre a convocação para o protesto e ouvi dela a opinião de que tal iniciativa será um fracasso, pois as pessoas são incapazes de deixar de ir aos shoppings. É triste ouvir isto. É triste saber que vivemos em uma sociedade onde não se acredita que as pessoas sejam capazes de qualquer esforço em prol de si mesmas. Espero que a minha filha esteja errada e que o protesto tenha êxito, senão será mais uma comprovação do disparate contido na desgastada expressão ninguém merece. Que expressão infeliz! Para qualquer coisa que acontece na vida existe sempre alguém que a merece. E enquanto os merecedores não fizerem algo para deixar de merecê-la eles terão que aguentar os inconvenientes de sua apatia.
É por não aceitarem o que é dito na última frase do parágrafo acima que os "felizes" possuidores de carros e frequentadores de shoppings merecem os preços cada vez mais abusivos que lhes são cobrados pelo estacionamento. E é para deixarem de merecê-los que eles precisam atender a convocação para o protesto pacífico marcado para o próximo sábado 7 de julho. Conforme é dito no banner de divulgação do protesto, participar custa nada, ao contrário: vamos economizar. Portanto, leiam atentamente o texto de divulgação para Um dia sem shopping! e colaborem para o êxito de tal iniciativa. Será uma experiência única. Um dia para ser lembrado como aquele em que demonstramos ainda possuir um mínimo de dignidade; um mínimo de respeito por nós mesmos. Quem se sujeita a toda e qualquer coisa sem esboçar alguma reação é porque não tem o menor respeito por si mesmo, e, obviamente, jamais merecerá o respeito de quem quer que seja. É por saber disto que os donos dos shoppings cobram preços cada vez mais abusivos pelo estacionamento. É por sermos apáticos e incapazes de fazer algo por nós mesmos que nós os pagamos. Será que não está na hora de mudarmos esta história? Que tal aceitarmos a convocação para o protesto e deixarmos os estacionamentos dos shoppings vazios no próximo sábado 7 de julho? Repetindo o que é dito no banner de divulgação, participar custa nada, ao contrário: vamos economizar.
Para facilitar a legibilidade, apresento a seguir o texto do banner exibido no Facebook. Para dar autenticidade ao texto, apresento o próprio banner, no final da postagem.
Um dia sem shopping!
Participe deste protesto pacífico em nome de todos os cidadãos de bem que são roubados quando estacionam nos shoppings!
Sábado 7 de julho não vá ao shopping!
Vamos parar todos os shoppings do Rio neste dia e mostrar nossa força, nos vamos ferir os bolsos deles por um dia, eles ferem os nossos todos os dias!
Vamos reagir! Os preços estão cada vez mais abusivos! As leis fracassaram. Os grandes empresários e políticos sempre vencem! Não custa nada, ao contrário: vamos economizar!!!
Neste dia, aproveite para visitar uma pessoa querida que está há muito tempo sem ver. Se precisar de compras urgentes recorra à lojas de rua e supermercados!
No dia 7 de julho de 2012 não vá ao shopping!
Este é o primeiro protesto que faremos e vamos repetir até respeitarem nossos direitos!
Não podemos pagar, para gastar!!!
Ajude esta campanha nas redes sociais. É uma arma poderosa! E no boca a boca também!!!




Nenhum comentário: