"É possível ser sério e descontraído ao mesmo tempo", disse Marcelo Pinto"Os benefícios que o humor traz ao ambiente de trabalho são inegáveis e hoje essa é uma competência pessoal altamente valorizada. 'O bom humor estimula a criatividade, alivia o stress, resolve conflitos, melhora o clima interno e a saúde física, reduzindo o absenteísmo e o presenteísmo. Tudo isso tem um impacto profundo na produtividade e nos resultados', diz Marcelo Pinto, advogado e consultor. Conhecido como palestrante do bom humor, ele esteve na ABRH-SP, na última quinta, para falar sobre o tema.Na sua apresentação, Marcelo Pinto chamou a atenção para tabus como 'o riso tira a autoridade' e 'seriedade é igual à sisudez'. 'É possível ser sério e descontraído ao mesmo tempo. Fundamental é que a descontração seja na hora certa, com as pessoas certas e na medida certa. Brincadeiras fora de hora e contexto podem levar até a acusações de assédio moral, trazendo prejuízo à organização', ressaltou.Para desenvolver um bom plano de gestão do humor é preciso identificar momentos, locais, oportunidades e pessoas que possam ajudar na descontração do ambiente de trabalho. O palestrante sugeriu campanhas de endomarketing, inserção de temas como a importância do riso no alívio do stress, o estímulo a atitudes bem-humoradas e uma série de práticas de baixo custo, como introdução a uma forma diferente de pensar.'Nessa empreitada é imprescindível contar com a liderança. O líder nem precisa ser bem-humorado! Basta permitir que o humor e a descontração fluam normalmente entre as equipes', completou."
Esta é a íntegra de uma reportagem publicada
na edição de 24 de março de 2013 do jornal O Estado de S.Paulo, na seção
Temas em debate em uma página intitulada Gestão de Pessoas.
Foi no longínquo ano de 1987, durante um módulo sobre
criatividade que fazia parte de um programa intitulado Curso Avançado de Sistemas de Informação (CASI), patrocinado pela empresa onde eu trabalhava que, pela primeira
vez, eu ouvi falar da Regra Número 6. O que diz essa regra? "Não se leve
demasiadamente a sério." E ela dá origem a dois corolários: "Não leve
ninguém demasiadamente a sério." e "Não leve nada demasiadamente a
sério.
Mas se essa é a Regra Número 6 quais são
outras? Não existem outras e essa é a única regra.
Pra mim, foi uma enorme satisfação descobrir
como regra algo que sempre pratiquei e desde aquela momento, com a intenção de
colaborar na sua propagação, afixei no espaço que eu ocupava no trabalho um
lembrete com a regra e seus dois corolários.
Voltei a encontrar a Regra Número 6 em
um livro intitulado A Arte da
Possibilidade publicado em 2001. Nele os capítulos são denominados As Práticas e a sexta tem o seguinte
título: A Regra Número 6.
"Ridendo dicere severum" – rindo, dizer as coisas sérias
– assim Nietzsche descreveu o seu estilo.
"Liberte o palhaço que existe em você" – "Bom humor e bons relacionamentos no
ambiente corporativo facilitam a troca de informações", é o título da
coluna de Leila Navarro publicada na edição de outubro de 2007 da revista Vencer! Naquela edição Leila fala sobre um curso de desenvolvimento humano oferecido a empresas da
Inglaterra.
"O bom humor estimula a criatividade, alivia o stress,
resolve conflitos, melhora o clima interno e a saúde física, reduzindo o
absenteísmo e o presenteísmo. Tudo isso tem um impacto profundo na
produtividade e nos resultados", diz Marcelo Pinto. Ele diz também que "é
fundamental é que a descontração seja na hora certa, com as pessoas certas e na
medida certa." E eu pergunto: Será que não vale também para o trabalho
tudo o que ele diz ser conveniente para a descontração? Para realizar algo que
preste são imprescindíveis essas três condições: a hora certa, as pessoas
certas e a medida certa.
Na sua apresentação, Marcelo Pinto chamou a
atenção para tabus como "sisudez é igual à seriedade" e "o riso
tira a autoridade". Tabus que precisam ser derrubados, pois representam enormes
equívocos que transformam em ambientes desagradáveis aquele local onde passamos
a maior e a melhor parte de nossa vida na passagem por este planeta.
Em conformidade com o que foi dito acima,
termino esta postagem dizendo: Acredito que bom humor seja o
principal componente na construção de um clima de cooperação entre as pessoas.
É com bom humor que se desarma espíritos que por se levarem tão a sério vêem
qualquer opinião diferente da sua como um confronto pessoal ou um desrespeito.
E quando digo isto, estou falando sério. Rsrsrs. Portanto, coloquem em prática a Regra Número 6 e sejam felizes. Ou, no mínimo, menos infelizes.
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