quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Silêncio de Bob Dylan após Nobel é criticado

"Bob Dylan foi chamado de 'mal-educado e arrogante' pelo escritor Per Wastberg, membro da Academia Sueca. Segundo o jornal 'The Guardian', a crítica acontece por conta do silêncio do cantor após ter sido escolhido para receber o prêmio neste ano. 'É uma situação sem precedente', diz Wastberg."
Esta é a íntegra de uma notícia publicada na edição de 24 de outubro de 2016 do jornal Folha de S.Paulo.
É realmente muito estranha essa tal de espécie inteligente do universo! Uma determinada instituição concede a alguém um prêmio e ao fazê-lo acha-se no direito de exigir do escolhido o agradecimento pela concessão. E se ele não age conforme o esperado, um membro da Academia vem a público chamá-lo de "mal-educado e arrogante", acrescentando que "É uma situação sem precedente". Será?
Será que o referido membro da Academia não conhece as histórias do Prêmio Nobel da Literatura de 1964 e do Prêmio Nobel da Paz de 1973? Será que ele não sabe que ambos foram rejeitados por seus escolhidos para recebê-los? Jean-Paul Sartre, o da Literatura; Lê Đức Thọ, o da Paz.
Em relação a Sartre, digo o seguinte. Segundo informações obtidas na Wikipédia, "O caso se tornou um escândalo, que poderia ter sido evitado pela Academia Sueca, visto que Sartre teria descoberto antecipadamente que seu nome estava entre os indicados, e por isso enviou uma carta a Academia avisando que recusaria o prêmio caso fosse o escolhido para recebê-lo. A carta, no entanto, só chegou às mãos dos Acadêmicos responsáveis pela escolha do vencedor do prêmio, após ela ter sido feita."
Em relação a Bob Dylan, digo que o referido membro da Academia não deve conhecer o seguinte episódio publicado na edição de 23 de outubro de 2016 do jornal O Estado de S. Paulo.
"Artistas fazem tudo para tirar uma foto comigo, mas ele não. Ele apertou minha mão e saiu. Mas é o máximo que você espera de Bob Dylan, certo?"
(Barack Obama, presidente dos EUA, sobre o dia em que encontrou o cantor, depois de um show.)
No meu entender, se estivesse no lugar do referido membro da Academia, Barack não escolheria Dylan para ser agraciado com o Prêmio Nobel. Vocês concordam?
Outra coisa que parece-me ser desconhecida pelo referido membro da Academia é uma conhecida afirmação de outro famoso Bob, com a qual, no meu entender, Dylan concorda. "Não tocamos para agradar os críticos. Tocamos o que queremos, quando queremos e o quanto quisermos. E temos motivos para tocar.", disse Bob Marley.
Bob Marley tem muitas frases interessantes e uma delas que, inclusive ilustra os meus blogs, parece-me cair muito bem nesta postagem: "Vocês riem de mim por eu ser diferente; eu rio de vocês por serem todos iguais."
Dito isto, para terminar esta postagem, deixo-lhes uma indagação. Uma indagação seguida por duas opções para respondê-la. Onde é que fica evidenciada a arrogância? No comportamento diferente do escolhido pela Academia ou na pretensão do referido membro da Academia de que todos os escolhidos têm que agir de forma igual e sair correndo para agradecer por algo que, para o escolhido, pode não ter a mesma importância que lhe é dada pela Academia que o escolheu? O que vocês acham?

Nenhum comentário: