segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Apenas 11% acham que Bolsonaro beneficiará mais os trabalhadores

Segundo Datafolha, brasileiros esperam que políticos e indústria sejam mais privilegiados em governo Bolsonaro
A classe trabalhadora não será um dos segmentos mais beneficiados durante o governo Jair Bolsonaro, na visão da maior parte dos brasileiros. Levantamento do Datafolha mostra que apenas 11% da população acha que eles serão os mais privilegiados nos próximos anos.
(...) O levantamento foi realizado nos dias 18 e 19 de dezembro em 130 municípios do país.
As promessas de campanha de Bolsonaro incluíam medidas impopulares entre os trabalhadores, como o aprofundamento da reforma trabalhista – com a chamada "carteira verde e amarela", que teria menos direitos.
Estes são alguns trechos de uma reportagem publicada na edição de 26 de janeiro de 2019 do jornal Folha de S.Paulo. Reportagem que me fez lembrar outra publicada 11 dias antes no mesmo jornal e da qual alguns trechos são apresentados a seguir.
Agenda prioritária de Jair Bolsonaro gera interesse em poucos brasileiros
Segundo dados do Datafolha, parcela expressiva da população discorda dos temas centrais de sua plataforma
Uma primeira leitura dos resultados da pesquisa nacional do Datafolha divulgada ao longo do último mês sugere descolamento entre a agenda do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) e a opinião pública brasileira. Apesar de o presidente ter conquistado a maioria dos votos e manter expectativa positiva sobre seu governo, o posicionamento dos eleitores quanto às teses defendidas em pronunciamentos de sua equipe não alcança apoio equivalente.
(...) Pontos-chave da pauta Bolsonarista como Escola sem Partido, posse de armas e aproximação com o governo dos EUA são reprovados por parcela expressiva da população, com percentuais próximos a 70%. Também se mostram com altos índices de rejeição a redução de terras indígenas, medidas contra o meio ambiente, privatização de estatais e perda de direitos trabalhistas.
Com esses dados, fica a pergunta: como Bolsonaro foi eleito com tamanho desencontro entre representante e representados?
Estes são alguns trechos de uma reportagem publicada na edição de 15 de janeiro de 2019 do jornal Folha de S.Paulo, assinada por Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha e Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas.
Após 45 dias sem novas postagens, este blog – Lendo e opinando - volta à ativa de forma inusitada: apresentando duas reportagens em uma mesma postagem, e saindo de sua proposta inicial – ler e opinar, trocando a opinião do mantenedor do blog por uma simples indagação. Qual é a indagação? A mesma feita por Mauro Paulino e Alessandro Janoni em sua reportagem: Como Bolsonaro foi eleito com tamanho desencontro entre representante e representados?
Diante da perplexidade em mim provocada por tais reportagens, a solução foi deixar de lado o - Lendo e opinando - e, momentaneamente, praticar o - Lendo e indagando.

Nenhum comentário: