segunda-feira, 27 de maio de 2019

Jack Ma sugere 'filhos e sexo' a funcionários do Alibaba

Conhecido por ser exigente no trabalho, Jack Ma, fundador da Alibaba e o homem mais rico da China, sugeriu a seus funcionários que façam muito sexo e tenham filhos, uma forma de medir resultados no casamento. A declaração foi feita na última sexta-feira, quando Ma compareceu a um evento organizado para comemorar o casamento coletivo de parte de seus funcionários. Na ocasião, perante 102 casais, o bilionário disse que: "No trabalho, nós enfatizamos o 996. Na vida, devemos seguir a ideia do 669".
Na China, o modelo "996" significa trabalhar das nove da manhã às nove da noite, seis dias por semana. Sobre o 669, Ma explicou que o número significaria a prática de sexo por seis dias na semana, seis repetições em cada dia e duração como chave da atividade. Em chinês a palavra "longa" tem pronúncia semelhante a "nove", o que sugere que o magnata pensa que seus funcionários devem investir tempo na atividade.
Segundo publicação do Daily Mail, ele acrescentou: "O primeiro indicador de sucesso do casamento é ter resultados. Tem que ter produtos. O que é o produto? Ter filhos."
Polêmico. O executivo tem sido alvo de ataques depois de se declarar favorável a jornadas extras de trabalho. Entre as afirmações, Ma disse que muitas horas de trabalho é uma benção para jovens por ser a melhor forma deles alcançarem o sucesso.
A declaração foi criticada por trabalhadores do setor de tecnologia, que têm debatido sobre o estresse causado pelo modelo exaustivo de trabalho do setor. Os manifestantes também já teriam escolhido a Alibaba como uma das piores empresas para se trabalhar na China.
Esta é a íntegra de uma notícia publicada na edição de 15 de maio de 2019 do jornal O Estado se S. Paulo.
Torne-se bilionário e / ou famoso - não necessariamente nessa ordem - e ganhe, automaticamente, o "direito" de usar a mídia para sair mundo afora sugerindo, a quem não se tornou, todo e qualquer disparate que lhe vier à cabeça. Eis a primeira "lição" que enxergo na notícia apresentada nesta postagem.
"No trabalho, nós enfatizamos o 996. Na vida, devemos seguir a ideia do 669", diz o bilionário.
Na China, o modelo "996" significa trabalhar das nove da manhã às nove da noite, seis dias por semana. Sobre o 669, Ma explicou que o número significaria a prática de sexo por seis dias na semana, seis repetições em cada dia e duração como chave da atividade. Em chinês a palavra "longa" tem pronúncia semelhante a "nove", o que sugere que o magnata pensa que seus funcionários devem investir tempo na atividade.
Considerando que o que é dito pelo bilionário refere-se ao uso do tempo que temos ao nosso dispor e que, sendo o trabalho apenas uma das partes da vida, o estabelecimento da quantidade de tempo a ele destinado deve considerar a necessidade de tempo para outras partes, entre elas a reparação de energia feita através do sono e da alimentação sem a qual fica-se incapacitado para o próprio trabalho, enxergo nas palavras do bilionário um verdadeiro disparate, e eu explico.
Trabalhando 12 horas por dia, seis dias por semana, tendo que dormir e alimentar-se para ser capaz de voltar a enfrentar 12 doze horas de trabalho no dia seguinte, quem encontrará tempo para praticar seis repetições de sexo por dia, com longa duração, seis dias por semana?
"Segundo publicação do Daily Mail, Jack Ma acrescentou: 'O primeiro indicador de sucesso do casamento é ter resultados. Tem que ter produtos. O que é o produto? Ter filhos'."
Em relação ao "acréscimo" feito por Jack Ma, segundo o Daily Mail, eis o que encontrei em uma reportagem intitulada "15 coisas que você não sabia sobre Jack Ma, do Alibaba", publicada em https://exame.abril.com.br/negocios/15-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-jack-ma-do-alibaba/.
"15. Criação dos filhos
Em entrevistas, Ma afirmou que teve muito pouco contato com seu filho, nascido em 1992, quando ele era pequeno. A criança ficava na creche cinco dias por semana e Jack só o via aos fins de semana. A ausência do pai levou o filho a ficar viciado em jogos de computador, segundo o site Next Shark. Por isso, Jack pediu a sua esposa para sair do Alibaba e se tornar mãe em tempo integral, uma decisão a qual ela não estava muito disposta."
Diante do que é dito no parágrafo acima, será que pode-se considerar que Jack Ma obteve sucesso no casamento?
Diante de tudo o que é dito acima, será que faz sentido "pessoas comuns" adotarem sugestões de bilionários, de famosos e de "celebridades"?

Nenhum comentário: