quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Desigualdade tem elo com autoritarismo, diz estudo

A desigualdade aumenta o desejo por líderes autoritários, concluiu uma pesquisa em 28 países de cinco continentes, publicada na revista acadêmica Psychological Science. Os pesquisadores afirmam que a desigualdade amplia a percepção de que "a sociedade está se esfacelando (anomia) e de que um líder forte é necessário para restaurar a ordem (mesmo quando tal líder está disposto a desafiar valores democráticos)".
Esta é a íntegra de uma notícia publicada na edição de 06 de outubro de 2019 do jornal O Estado de S. Paulo, na coluna de Helio Gurovitz.
"Os pesquisadores afirmam que a desigualdade amplia a percepção de que 'a sociedade está se esfacelando (anomia) e de que um líder forte é necessário para restaurar a ordem (mesmo quando tal líder está disposto a desafiar valores democráticos)'.".
E eu, o que afirmo? Que a "ampliação da percepção", citada na afirmação atribuída as pesquisadores, implica em outra ampliação: a ampliação da desgraça. Como assim? Diante da desgraça provocada pela desigualdade, auxiliada (sic) pela equivocada percepção de que a solução para todo e qualquer mal que a atinja deve ser terceirizada, o que faz a maioria dos integrantes da autodenominada espécie inteligente do universo? Entrega a "líderes autoritários (mesmo quando tais líderes estão dispostos a desafiar valores democráticos) a responsabilidade pela restauração da ordem" provocando, com tal atitude, uma ampliação da desgraça. Com a finalidade de defender minha afirmação, seguem os significados que encontrei em https://www.significados.com.br/ para anomia social e para autoritarismo. Os grifos foram trazidos pela pesquisa.
Anomia social
A anomia é um conceito que foi bastante explorado no ramo sociológico. Um dos principais representantes desta teoria foi o sociólogo e psicólogo social Émile Durkheim, em suas obras "Suicídio" (1897) e "a Divisão Social do Trabalho" (1893).
De acordo com a concepção de Durkheim, a anomia social é construída com base na ausência de normas sociais e morais que sirvam de "guia" para a sociedade. A partir deste cenário anômico, a sensação de incerteza, ansiedade e frustração se configura entre as pessoas, que buscam por satisfações e novos sentidos para as suas vidas.
Durkheim ainda afirma que este enfraquecimento dos vínculos sociais e de satisfação com a vida pode gerar fenômenos trágicos, como o suicídio, por exemplo. O chamado suicídio anômico, conforme explica o sociólogo francês, é motivado justamente pelo sentimento de instabilidade da sociedade, que não se sente "protegida" por um direcionamento que aponte o que é certo e errado, o que é verdadeiro ou falso, e etc.
*************
Autoritarismo
O autoritarismo é um sistema de liderança pelo qual o líder tem poder absoluto e autoritário e implementa seus objetivos e regras sem buscar a orientação e conselhos dos seus seguidores. Esse sistema de liderança é caracterizado por um poder central e pela repressão das liberdades individuais dos cidadãos.
Um autoritário acredita que a liberdade é secundária à ordem social e que a ordem deve emanar de uma pessoa. O líder é o supremo poder, e não existe autoridade superior a ele ou ela. Em outras palavras, os autoritários acreditam que a liberdade individual pode ser limitada ou suprimida para manter a ordem na sociedade. Autoritários não acreditam que o povo possa ser confiável para exercer sua liberdade individual de maneira civilizada.
O autoritarismo está entre os mais antigos sistemas de liderança e tem sido praticado por grandes nações há milhares de anos.
*************
Diante do que foi dito até aqui, será que faz algum sentido esperar que "um sistema de liderança pelo qual o líder tem poder absoluto e autoritário e implementa seus objetivos e regras sem buscar a orientação e conselhos dos seus seguidores." seja capaz de restaurar a prática de "normas sociais e morais que sirvam de 'guia' para a sociedade"?
Será que faz sentido a afirmação feita por mim no quarto parágrafo desta postagem - "A 'ampliação da percepção', citada na afirmação atribuída as pesquisadores, implica em outra ampliação: a ampliação da desgraça?
"O autoritarismo está entre os mais antigos sistemas de liderança e tem sido praticado por grandes nações há milhares de anos.", diz a frase final que encontrei em https://www.significados.com.br/ ao pesquisar autoritarismo.
"A desigualdade aumenta o desejo por líderes autoritários, concluiu uma pesquisa em 28 países de cinco continentes, publicada na revista acadêmica Psychological Science.", diz a primeira frase da notícia selecionada para esta postagem.
Dito isso - Será que faz sentido incluir o país onde você vive entre aqueles em que existem a desigualdade e o desejo por líderes autoritários?
E após os vários questionamentos feitos quanto à existência de sentido apresentados acima, me vem à mente a seguinte afirmação de Albert Einstein: "Existem apenas duas coisas infinitas – o universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao universo.", disse Albert Einstein. Uma afirmação que considero repleta de sentido.
Sim, desigualdade tem elo com autoritarismo, pois uma desgraça sempre tem elos com outras desgraças.

Nenhum comentário: