sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conceitos econômicos podem salvar o casamento, diz livro

‘Spousonomics’ decifra até as ‘bolhas’ que podem existir na vida conjugal
“‘Spousonomics’ pode causar estranhamento a quem buscar, no livro, dicas para uma vida financeira mais saudável no casamento e na família - a exemplo do que oferecem outros sucessos de vendas, como ‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos’. A publicação de Paula Szuchman, editora do ‘Wall Street Journal’, e Jenny Anderson, repórter do ‘New York Times’, vai na linha da auto-ajuda aplicada a relacionamentos conjugais. A particularidade é que o texto propõe a utilização de conceitos da economia nesse processo. Um olhar inusitado sobre temas como a relação entre oferta e demanda, o efeito dos incentivos nas decisões, divisão do trabalho e até bolhas.
‘Seu casamento é um negócio, que floresce em épocas de prosperidade, mas, outras vezes, parece trabalho’, afirmam as autoras, que dizem também acreditar na economia como solução porque ela ‘não faz discriminação entre os sexos, nem entre o certo e o errado’.
O custo do sexo
Um dos capítulos mais curiosos é o que fala sobre como se valer de noções de custo, oferta e demanda para ter uma vida sexual mais feliz. O raciocínio é simples; quando o preço de um produto sobe muito, você tende a substituir esse item por outro – carne vermelha por frango, por exemplo. O mesmo acontece com o sexo. ‘Quando o custo do sexo se torna muito alto (em relação a tempo e energia gastos), você vai optar por uma tediosa noite de televisão e biscoitos’, dizem as autoras.
A equação econômica proposta para melhorar o cenário é ajustar o ‘custo’ do sexo àquele que o casal pode ‘pagar’ para que não se transforme em um ‘produto’ de raro consumo.
Bolhas
O capítulo dedicado às bolhas – conceito econômico que recobrou popularidade recentemente, a partir da crise no mercado imobiliário americano – também chama a atenção. Uma bolha se forma quando, por alguma razão, os preços sobem muito além do valor verdadeiro. E, de acordo com as autoras, ‘as bolhas são endêmicas tanto para os relacionamentos quanto para a economia’.”
Estes são alguns trechos de uma reportagem de Carolina Matos, publicada na edição de 30 de julho de 2011 do jornal Folha de São Paulo.
O mundo que criamos, como resultado de nosso pensamento, tem agora problemas que não podem ser resolvidos se pensarmos da mesma forma que quando os criamos”.
“A formulação de um problema é quase sempre mais essencial do que a sua solução.”
“Existem apenas duas coisas infinitas – o Universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo”.
Estas são algumas afirmações de alguém que hoje não é influente, pois não está no Twitter, Facebook ou Orkut, mas cuja existência influiu muito na evolução deste planeta; são de Albert Einstein. Por que lembrei delas? Porque creio que sirvam para questionar algumas ideias apresentadas na reportagem e explicar algumas atitudes.

Sim, o mundo que criamos, como resultado de nosso pensamento, tem agora problemas que não podem ser resolvidos se pensarmos da mesma forma que quando os criamos. Por pensar, equivocadamente, que a economia pode nos salvar de todos os males que nos afligem, passamos a ver o mundo como um imenso mercado no qual tudo e todos estão à venda. Passamos a olhar tudo do ponto de vista de lucro ou prejuízo. Tudo virou negócio e, obviamente, o casamento está incluído no tudo. Que sempre existiram casamentos “negociados” não é novidade, mas dizer que conceitos econômicos podem salvar o casamento é algo inusitado. Passamos a negociar sentimentos e empobrecer relacionamentos em troca de enriquecimento econômico.

Não li o livro, portanto, não sei se as autoras apresentam outras opções para quando o custo do sexo se torna muito alto no “negócio” do casamento, mas o raciocínio delas “sugere” mais uma. O raciocínio é simples; quando o preço de um serviço sobe muito, você tende a substituir esse prestador de serviço por outro. E neste caso, você vai optar por trocar o funcionário, digo o cônjuge, por mão-de-obra terceirizada, pois esta tem custo mais baixo.

A formulação de um problema é quase sempre mais essencial do que a sua solução, diz Albert Einstein. Sim, a formulação adequada é imprescindível para obter a verdadeira solução, e usar conceitos econômicos para solucionar problemas de relacionamento amoroso e de sentimentos é formular mal o problema. E teimar em não aprender que é impossível resolver problemas usando o mesmo tipo de pensamento que os criou é confirmar mais uma afirmação de Einstein: Existem apenas duas coisas infinitas – o Universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo.

Nenhum comentário: