segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fabricante de Toddynho é autuado após falha

Empresa pode recorrer, mas multa por comercializar produtos que podem causar danos à saúde pode chegar a R$ 175 mil
“A empresa PepsiCo, que produz o achocolatado Toddynho, foi autuada pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, após vistoria feita na fábrica da empresa, em Garulhos. A multa ainda não foi aplicada, pois cabe recurso contra a decisão, mas seu valor pode chegara R$ 175 mil.
A empresa foi autuada por fabricar, embalar, armazenar, expedir, transportar e colocar à venda produtos sem qualidade e segurança, colocando em risco a saúde dos consumidores.
A medida foi tomada depois que ao menos 39 pessoas de 15 municípios do Rio Grande do Sul relataram reações como sensação de queimadura, feridas na boca, náusea e cólicas ao ingerir o produto de 200 ml, do lote com numeração L432.
A empresa confirmou que houve uma falha no procedimento de fabricação que acabou envasando detergente no local do achocolatado. Em nota, a empresa explica que a falha ocorreu especificamente no lote produzido no dia 23 de agosto, no intervalo das 5h30 às 6h30, com validade até 19 de fevereiro de 2012.
O produto de limpeza, à base de água e detergente, estava com pH 13,3 – alcalino, similar ao da soda cáustica.
(...)
Outro caso. Não é a primeira vez que a PepsiCo tem problemas de qualidade na fabricação do Toddynho. Em 2007, a empresa fez o recall da linha Toddynho com T-Nutre, envolvendo os produtos Toddynho Chocolate, Toddynho Fit e os sabores Brigadeiro e Napolitano. Parte dos lotes desses produtos estava com o sabor alterado.”
Estes são alguns trechos de uma notícia publicada na edição de 6 de outubro de 2011 do jornal O Estado de S.Paulo.
Acho impressionante, e lamentável, a frequência com que aparecem na mídia notícias sobre “recalls” de produtos fabricados por empresas portadoras de tantas certificações de qualidade de seus processos. Dá para acreditar na seriedade de tais certificações? Eu não acredito. Mas independentemente de tal seriedade há outro problema: a prioridade dada pelas empresas aos processos de produção em detrimento da atenção dada aos profissionais que os operam. É de um livro intitulado O Segredo da Flor de Ouro – Um livro de vida chinês, de C. G. Jung e R. Wilhelm, a seguinte passagem:
“Se o homem errado usar o meio correto, o meio correto atuará de modo errado. Este provérbio chinês, infelizmente muito verdadeiro, se contrapõe drasticamente à nossa crença no método 'correto', independentemente do homem que o emprega. No tocante a isso, tudo depende do homem e pouco ou nada do método.”
“... tudo depende do homem e pouco ou nada do método”, mas, infelizmente, dá-se mais atenção aos métodos do que as pessoas que os usam. As empresas acham que basta “comprar as melhores práticas” e tudo estará resolvido. E então, vêem os “recalls” e mostram que a coisa não é bem assim. Mas parece que de nada adianta, pois, segundo a notícia publicada, a PepsiCo é reincidente em relação a problemas de qualidade na fabricação do Toddynho. Por isso, minha opinião sobre o processo de fabricação do Toddynho é que ele esteja “todinho” errado.

Nenhum comentário: