segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Não tente repetir em casa

A intenção deste blog é estimular as pessoas a opinarem sobre notícias que deveriam mexer conosco, porém pela segunda vez ele apresenta algo que, embora divulgado pela mídia, não é uma notícia. Trata-se de um artigo de Tutty Vasquez, publicado em sua coluna no jornal O Estado de S. Paulo na edição de 11 de outubro de 2011.
Por considerar perigoso seguir cegamente quem quer que seja, pois o que dá certo com uma pessoa não necessariamente dará certo com outra, julguei importante participar da divulgação do excelente texto de Tutty Vasquez.
Não tente repetir em casa
“Faltou alertar no obituário de Steve Jobs que nenhum jovem sem a mínima ideia do que quer fazer na vida deve tentar seguir, passo a passo, o exemplo do gênio da Apple. Tomar LSD, converter-se ao budismo, abandonar a universidade e se matricular num cursinho de caligrafia não faz de ninguém ícone da era digital.
Currículo de visionário não serve de receita de autoajuda para quem anda correndo atrás de luz própria na escuridão dos tempos. Converse a respeito com seu filho antes que ele resolva reinventar o futuro com uma viagem à Índia, como consta da biografia póstuma do mestre.
Quem já tem idade para estar com problemas no emprego também não deve deduzir que a demissão é o melhor dos mundos só porque Steve Jobs chegou a essa conclusão sobre sua saída da Apple naquele memorável discurso na Universidade de Stanford.
Por fim, mas não menos importante, cabe uma advertência especial a quem acha que educação vem de berço: encaminhar seu filho recém-nascido à adoção também não fará dele um legítimo Steve Jobs.
Fica do seu exemplo de vida um único ensinamento prático: procure alguma coisa para fazer com amor! E boa sorte!”
Ao texto de Tutty Vasquez eu acrescento apenas o seguinte trecho do famoso discurso de Steve Jobs.
“O tempo de vocês é limitado, então não o gastem vivendo a vida de outro alguém. Não se deixem aprisionar pelo dogma – que equivale a viver de acordo com os resultados da vida de outras pessoas. Não deixem que o barulho da opinião dos outros cale a voz que vem do interior de cada um de vocês.”
Ou seja, sigam as próprias palavras do ídolo e não tentem repetir em casa a vida de Steve Jobs. Nem a de qualquer outra pessoa.

Nenhum comentário: