domingo, 21 de outubro de 2012

BlackBerry vira ovelha negra da tecnologia


"SÃO PAULO – Antes considerado ícone dos smartphones, o BlackBerry era visto nas mãos de pessoas da elite e poderosas, além de dominar 50% do mercado de celulares inteligentes. No entanto, em apenas três anos, com a "Era dos iPhones", o aparelho passou a ser considerado vergonhoso e representa menos de 5% do mercado.
O representante de vendas de Los Angeles, Rachel Crosby, afirmou, em uma entrevista para o jornal americano The New York Times, que sente tanta vergonha de seu BlackBerry, que chega a escondê-lo embaixo de seu iPad durante as reuniões, com medo de que seus clientes o vejam.
Até o governo dos Estados Unidos passou a deixar os BlackBerrys, antes usados por razões de segurança. Funcionários suspeitam que a decisão de troca foi influenciada pelo presidente Barack Obama, que prefere o iPad para manusear arquivos de segurança nacional.
Clientes fiéis
Apesar das críticas de muitos usuários, o BlackBerry é elogiado por aqueles que não querem aderir à moda do iPhone. O investidor, Lance Fenton, acredita que o teclado físico do seu aparelho é melhor para enviar e-mails pelo celular, do que pelo teclado virtual.
Empresa
A empresa canadense e produtora dos aparelhos, RIM (Research in Motion), apesar de ainda ter sucesso na Índia e na Indonésia, registrou um prejuízo de US$ 753 milhões só na primeira metade do ano, em comparação com o lucro de mais de US$ 1 bilhão em 2011. O futuro da empresa, segundo o The New York Times, depende de um novo celular que deverá chegar ao mercado no ano que vem."
Esta é a íntegra de uma notícia publicada em 17 de outubro de 2012 no Yahoo, como manchete na "seção" Finanças.
De ícone dos smartphones a ovelha negra da tecnologia, em apenas três anos! Coisas da alucinante evolução tecnológica. De ícone dos smartphones a ser considerado vergonhoso por quem dele se orgulhava. Coisas da lamentável involução humana que faz com que o valor das pessoas seja medido por seu grau de adesão a tecnologia. Imaginando que dominam a tecnologia, os seres humanos são por ela dominados.
Considerado ícone dos smartphones o BlackBerry era visto nas mãos de pessoas da elite e poderosas, (...). Que coisa estranha é o poder! Tem-se sobre outros, mas não sobre si mesmo. Pessoas da elite e poderosas, mas que se submetem ao que estiver na moda, pois são incapazes de ter opinião própria. Poderosas, porém sem coragem de serem elas mesmas, e que agindo assim validam uma citação que ilustra este blog. "Ser apenas você mesmo, em um mundo que se esforça ao máximo para torná-lo igual a todos os outros - significa enfrentar a mais árdua batalha que um ser humano pode enfrentar, sem jamais poder abandoná-la" (E. E. Cummings).
Rachel Crosby, afirmou, em uma entrevista para o jornal americano The New York Times, que sente tanta vergonha de seu BlackBerry, que chega a escondê-lo embaixo de seu iPad durante as reuniões, com medo de que seus clientes o vejam. Compreendo Rachel Crosby, pois tenho um celular burro há vários anos e também sinto vergonha. Vergonha de pertencer a essa espécie de seres que valoriza as pessoas pela tecnologia que elas portam, e não pela maneira como se comportam.

Nenhum comentário: