quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Espanhol deixa queniano ganhar corrida e dá lição de honestidade

"Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida e prega a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Infelizmente, hoje em dia, parece que esses valores estão em falta no esporte e na sociedade, em geral. Por isso não poderia deixar de falar deste vídeo, que está sendo compartilhado por milhões de pessoas, no mundo inteiro.
Em dezembro do ano passado, durante uma corrida cross country em Navarra, na Espanha, Iván Fernández Anaya deu uma lição de honestidade, ao deixar o campeão olímpico Abel Mutai ganhar a prova. O queniano liderava com folga, nos últimos metros diminuiu o ritmo e começou a cumprimentar o público, achando que já teria cruzado a linha de chegada. O espanhol, segundo colocado, não deu uma de espertinho e nem se aproveitou da situação para ultrapassar o rival. Ivan Fernandez Anaya seguiu atrás de Abel Mutai e, gesticulando, levou o queniano até a vitória, o que iria acontecer normalmente, se ele não tivesse se enganado no percurso. (Veja o momento da chegada no vídeo abaixo)
Ivan Fernandez Anaya ainda é jovem, tem apenas 24 anos, e deu exemplo para muitos veteranos que, em alguns momentos, esquecem os princípios do Olimpismo. Ao terminar a prova, o espanhol disse: "Ainda que tivessem me dito que ganharia uma vaga na seleção espanhola, para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado. Acho que é melhor o que eu fiz, do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, do jeito que estão as coisas no futebol, na sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem".
Em tempos de Lance Armstrong, ainda podemos ter esperança!"
Esta é a íntegra de uma notícia publicada no Yahoo (http://br.esporteinterativo.yahoo.com/blogs/brasil-de-ouro/espanhol-deixa-queniano-ganhar-corrida-e-d%C3%A1-li%C3%A7%C3%A3o-210441135.html) em 21 de janeiro de 2013, a partir do blog Brasil de Ouro, de Monique Danello.
Ufa! Após duas postagens focalizando algo do que há de ruim no ser humano, este blog apresenta uma postagem que traz algo do que há de bom.
Embora, segundo Monique Danello, o vídeo já tenha sido compartilhado por milhões de pessoas, no mundo inteiro, este blog (que em seu topo direito diz o seguinte: a intenção deste blog é estimular as pessoas a opinarem sobre notícias que deveriam mexer conosco: as que podem contribuir para a melhoria da sociedade e as que podem contribuir para a "pioria" É preciso propagar as do primeiro tipo e desmascarar as do segundo) não deve deixar de contribuir para divulgá-lo ainda mais. E uma maneira de fazê-lo é propagando a reportagem de Monique Danello.
O espanhol, segundo colocado, não deu uma de espertinho e nem se aproveitou da situação para ultrapassar o rival, diz Monique Danello. Ou seja, felizmente, o jovem atleta não figura entre os praticantes daquela deplorável máxima (ou seria mínima?) que prega que os fins justificam os meios. Com sua louvável atitude, o que ele demonstra é ser um seguidor do que Monique define como Olimpismo: uma filosofia de vida que prega a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo).
Segundo Ivan Fernandez, mais importante do que vencer são as circunstâncias em que se vence. E diante do jeito que estão as coisas no futebol, na sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem, disse ele ao terminar a prova.
Que bela lição nos dá o jovem corredor espanhol. Lição que se aplica não só aos esportes, mas também à própria vida. O mundo seria muito melhor se nele existissem mais pessoas como Ivan Fernandez.
Sendo assim, e aproveitando o fato de os indivíduos se comprazerem em imitar ídolos (muitos deles pródigos em dar maus exemplos), que tal ajudar a tornar Ivan Fernandez um ídolo? Como fazer isso? Ajudando a espalhar ainda mais o vídeo com a sua lição e aplicando-a ao nosso cotidiano, pois, repetindo o que foi dito no parágrafo anterior, a lição oriunda da atitude de Ivan Fernandez é aplicável não só aos esportes, mas também à própria vida.
Segue o endereço do vídeo no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=baCxepBwzSc

Nenhum comentário: