terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ver BBB é brincar de Deus

Assistir Big Brother Brasil é como brincar de ser Deus
"Sentados na frente da TV ou de nossos computadores, nós adoramos analisar o comportamento humano de personagens da 'vida real'. Eles estão ali, interpretando ou vivendo sendo filmados 24h por dia, pois almejam receber o cachê que a Rede Globo lhes prometeu: R$ 1,5 milhão e até, quem sabe, a fama.
O risco de tornar-se apenas um ex BBB esquecido é grande. Em treze edições do programa, poucos conseguiram se livrar deste rótulo e serem lembrados pelo próprio nome, como a Sabrina Sato e a Grazi Massafera. Aliás, alguém se lembra que elas são ex BBBs?
E nós, da soberba dos nossos sofás, adoramos julgar a Santandressa do Pau Oco, o Ivan-Nenoso, a Natália Cana Brava, a Maroca Quebra-Barraco, a Fani Tarja-Preta, o NasserXZero, o Eliéser da Lua, a Drª Barbie Nanda Turbinada, o príncipe que virou um sapo (e talvez não goste de perereca) André, o planta (ou cactos) do Marcello e a MissAssalta Geladeira Kamilla, entre outros que já passaram, mas já foram esquecidos. Ah, não podemos deixar de citar a MariNêura, ex dançarina do Faustão.
E além de julgar, temos um poder ainda maior, que as vezes não nos cabe na tal da 'vida real'. O de eliminar quem não nos agrade! E é tudo muito simples, podemos ligar para um número, mesmo pagando dinheiro para isso, ou votar via internet mesmo. Haja praticidade para desgraçar a vida de alguém e tirá-la do programa, que delícia!
E uma coisa é certa! Nós, seres humanos, odiamos sermos julgados, afinal, somos donos do nosso próprio nariz, sabemos o que é certo para nós mesmos e também para os outros. Nossa, como é bom brincar de ser Deus!
A nossa sorte é que Deus não é nem um pouco parecido com o deus que a gente seria, pois Ele não julga e não elimina ninguém. Este comportamento é totalmente humano. Erasmo de Rotterdam, filósofo, escritor e teólogo, escreveu um livro chamado 'O Elogio da Loucura' em 1509. Nele, foram escritas as seguintes palavras: 'Se a Terra pudesse ser vista da Lua, veríamos uma nuvem de insetos invejando, guerreando, matando, consumindo, copulando, mentindo e... vivendo? Esta nuvem de insetos também poderia ser chamada de seres humanos.'
Assistir Big Brother é como assistir a nós mesmos, mas sem a intenção de melhorarmos como pessoas ou aprendermos algo de relevante. Queremos apenas julgar, votar, eliminar ou eleger o nosso favorito. E no final de tudo isso, a nossa vida não muda em nada. Uma pena."
Esta é a íntegra de uma manchete publicada no Yahoo ( http://br.tv.yahoo.com/blogs/ultimas-bbb/assistir-big-brother-brasil-%C3%A9-como-brincar-ser-075129795.html), em 18 de fevereiro, na seção Tudo sobre o BBB13. (Os grifos são do próprio texto)
Ao "entrar" no Yahoo, para uma vista d’olhos em suas manchetes com a intenção de encontrar alguma coisa interessante, tive minha atenção despertada pelo título da manchete da seção Tudo sobre o BBB13 apresentada acima e explico porquê.
Em 10 de março de 2012, apresentei neste blog uma postagem intitulada 'Brothers' oram juntos e Boninho debocha: 'Não tem Deus no BBB'. Em 2 de março de 2011, apresentei no meu outro blog (Espalhando ideias) uma postagem intitulada Tudo em busca de audiência, provocada por uma reportagem publicada na edição de 9 de fevereiro de 2011 da revista Istoé na qual é dito que Boninho tem nos bastidores o apelido de Big God.
Ou seja, associar BBB e Deus já rendeu algumas notícias e postagens e volta a render agora quando alguém diz que Ver BBB é brincar de Deus. E entre o que é dito existem coisas interessantes. Uma delas é afirmar que A nossa sorte é que Deus não é nem um pouco parecido com o deus que a gente seria, pois Ele não julga e não elimina ninguém. Este comportamento é totalmente humano. Com esta afirmação, Felippe Canale (que assina a manchete do Yahoo) demonstra reconhecer que há uma imensa diferença entre o deus que imaginamos ser na nossa brincadeira e aquele que Carl Sagan, cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano entendia como sendo o criador do Universo e o mantenedor de sua harmonia.
Universo no qual, segundo Erasmo de Rotterdam, filósofo, escritor e teólogo, "Se a Terra pudesse ser vista da Lua, veríamos uma nuvem de insetos invejando, guerreando, matando, consumindo, copulando, mentindo e... vivendo? Esta nuvem de insetos também poderia ser chamada de seres humanos."
Seres humanos para os quais, segundo Felippe Canale, Assistir Big Brother é como assistir a nós mesmos, mas sem a intenção de melhorarmos como pessoas ou aprendermos algo de relevante. Queremos apenas julgar, votar, eliminar ou eleger o nosso favorito. E no final de tudo isso, a nossa vida não muda em nada. Uma pena.
Concordo, plenamente, com Felippe Canale, é realmente uma pena!

Nenhum comentário: