"Caso o ritmo atual de vendas de carros novos se mantenha e não ocorram investimentos significativos no transporte público, em menos de 20 anos, 65% dos brasileiros vão se locomover por meio de veículos particulares e 35% utilizarão ônibus, trens e metrô, prevê a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).Seria quase uma reversão da matriz da locomoção verificada em 1990, quando 75% da população usava transporte coletivo e 25% privado. Hoje, essa proporção é de 50% para cada lado."Ter 65% da população se locomovendo com veículo particular será o caos total", diz o presidente da NTU, Otávio Cunha. Para evitar esse cenário, ele aposta nos projetos de mobilidade que começam a ser adotados pelos governos e que ganharam reforço dos recentes protestos pela melhoria do transporte público.(...) "O modal ônibus representa 90% do transporte público e cada veículo transporta em média 70 passageiros, enquanto a média por automóvel é de 1,3 passageiro", ressalta Cunha.Segundo ele, nos últimos 18 anos o setor perdeu 30% da demanda de passageiros por causa da má qualidade dos serviços. Os ônibus transportam atualmente 40 milhões de pessoas por dia, ante 60 milhões há menos de duas décadas.Para o pesquisador do Ipea, Carlos Henrique Carvalho, o favorecimento ao transporte individual pode ser constatado nas políticas de incentivo ao consumo de carros, com benefícios fiscais e crédito farto.(...) Cunha ressalta não se tratar de inibir a compra do automóvel, sonho de muitos brasileiros, mas de mudança no seu uso. "Se tivermos transporte público de qualidade, as pessoas não precisarão, por exemplo, usar o carro para ir diariamente ao trabalho, mas para lazer e viagens no fim de semana."
Estes são alguns trechos de uma reportagem de
Cleide Silva, publicada na edição
de 4 de agosto de 2013 do jornal O Estado de S. Paulo.
Em menos de 20 anos, 65% dos brasileiros vão se locomover por meio de veículos particulares prevê a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e "ter 65% da população se locomovendo com veículo particular será o caos total", diz o presidente da NTU, Otávio Cunha. Segundo ele, nos últimos 18 anos o setor de transporte público perdeu 30% da demanda de passageiros por causa da má qualidade dos serviços.
Ou seja, insatisfeitos com o caos parcial em
que vivem há 18 anos, os brasileiros locomovem-se (ou seria louco movem-se?)
para alcançar o caos total nos próximos 20. Ler, na reportagem de Cleide Silva,
o que ocorreu neste País, em termos de transporte, nos últimos 18 anos, me faz
lembrar algo ocorrido em outro, há 16, e rememorado, em vários países, no dia de ontem.
De que se trata? Da criação do Dia Mundial Sem Carro, na França, em 1997
e que foi tema da postagem publicada ontem no blog Espalhando ideias.
Comparar o que aconteceu na França há 16 anos
com o que aconteceu por aqui nos últimos 18, leva-me a concluir que há, pelo
menos, 16 anos, este País locomove-se na contramão. Enquanto em outros países
as pessoas começaram a repensar o uso massivo do carro particular, neste, elas deixaram
de usar o transporte público e "apaixonaram-se por carros". Somos,
realmente, um país muito diferente!
A ideia era publicar esta postagem ontem, no Dia Mundial Sem Carro, mas como não consegui fazê-lo somente agora ela foi publicada.
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