quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aplicativos vendem momentos de silêncio em cidades movimentadas

Algumas pessoas chegam a pagar US$ 25 por 60 minutos de silêncio. Outro aplicativo mapeia pontos onde é possível descansar de graça.
É cada vez mais difícil, na correria do dia a dia, conseguir curtir um momento de silêncio. Nos estados Unidos, alguns aplicativos estão se especializando em reservar locais silenciosos para quem precisa de paz.
Muita gente que vive em grandes cidades, como Nova York, seja por falta de disciplina ou por falta de tempo, está disposta a comprar o silêncio. O preço é US$ 25 dólares e ele funciona de um jeito muito fácil: a pessoa baixa o aplicativo, faz uma reserva e paga para ter direito a ficar em um ambiente silencioso por 60 minutos. Esse lugar geralmente é um estúdio ou uma sala preparada justamente para isso.
Já existem pelo menos três aplicativos que vendem o silêncio, e um deles oferece 12 locais em Nova York, além de espaços em São Francisco e Montreal. A ideia deu tão certo que o criador do projeto pretende expandir para 100 espaços até 2015.
Outro aplicativo permite que as pessoas marquem em um mapa qual o lugar favorito delas para ficar em silêncio, em ambientes externos, e compartilhe esses lugares com outras pessoas que também usam o aplicativo. Em Nova York, por exemplo, existem marcações no Central Park, perto do East River. Pode ser qualquer lugar: um banco de praça, a esquina de uma rua mais afastada, embaixo de uma árvore.
A justificativa para o sucesso dos aplicativos é que os americanos se dizem cada vez mais estressados. Hoje, o americano trabalha, em média, 181 horas a mais do que trabalhava em 1979. Um estudo mostra que eles não usam o período total de férias que têm direito: 61% daqueles que tiram férias trabalham durante o período que deveria ser de descanso.
E você, quanto pagaria pelo silêncio?
Esta é a integra de uma notícia publicada pela Globo News (http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/09/aplicativos-vendem-momentos-de-silencio-em-cidades-movimentadas.html) em 15 de setembro de 2014.
É cada vez mais difícil, na correria do dia a dia, conseguir curtir um momento de silêncio. Nos Estados Unidos, alguns aplicativos estão se especializando em reservar locais silenciosos para quem precisa de paz. (...) A justificativa para o sucesso dos aplicativos é que os americanos se dizem cada vez mais estressados. Hoje, o americano trabalha, em média, 181 horas a mais do que trabalhava em 1979. (...) Outro aplicativo permite que as pessoas marquem em um mapa qual o lugar favorito delas para ficar em silêncio. (...) Pode ser qualquer lugar: um banco de praça, a esquina de uma rua mais afastada, embaixo de uma árvore.
Sim, é cada vez mais difícil, nesta sociedade movida a barulho e falatório, conseguir um momento de silêncio. "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.", é uma afirmação do Dalai Lama que propicia a seguinte paráfrase: Os homens perdem o silêncio para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar o silêncio.
Pobre espécie inteligente do Universo! Excitados pela tecnologia, que torna o silêncio algo entediante, seus integrantes partem para viver a vida intensamente. Então, atordoados com a excessiva intensidade do ritmo de vida que adotaram, em algum de seus raros momentos de lucidez, alguns deles, conseguem perceber a necessidade de recuperar o silêncio perdido. O silêncio que possibilita refletir sobre o ritmo frenético em que hoje se vive, enxergar que existem outros modos de viver e optar por algum que propicie o encontro de paz.

Nenhum comentário: