terça-feira, 27 de março de 2018

Mudança no estilo de vida evita câncer

Novos dados mostram que seria possível prevenir mais de 2,5 mil casos por semana
De cada dez casos de câncer registrados no Reino Unido, quatro poderiam ser evitados se os britânicos fizessem mudanças em seus estilos de vida, como consumir menos álcool, abandonar o cigarro e perder peso, entre outras medidas. Novos dados divulgados pelo instituto Cancer Research UK mostram que mais de 2,5 mil casos da doença por semana são evitáveis, sendo o tabaco e a obesidade os principais fatores.
- O câncer de pulmão responde por mais da metade dos casos da doença relacionados com o fumo, mas são registrados anualmente milhares de episódios casos de câncer de bexiga, esôfago e intestino, entre outros – explicou Katrina Brown, líder do estudo, ao "Guardian".
Os pesquisadores ligam o alerta para a obesidade. Enquanto o número de novos casos da doença relacionados com o tabaco diminui cerca de um ponto percentual ao ano – de 19,4% do total de casos em 2011 para 15,5% em 2015 -, por causa da redução do número de fumantes, o número de cânceres provocados pelo excesso de peso vem aumentando. Em 2011, eles representavam 5,5% dos casos contra 6,3% nesse último levantamento.
Esses números mostram que a batalha para vencer os cânceres relacionados com o fumo está longe do fim, mas a queda no número de fumantes mostra que as estratégias de prevenção estão funcionando – destacou Linda Bauld, pesquisadora do instituto. – A obesidade é uma grande ameaça à saúde agora, e a situação só vai piorar se nada for feito.
DANOS DA OBESIDADE
Em 2015, o tabaco foi responsável por cerca de 54,2 mil novos casos de câncer no Reino Unido. Já a obesidade está relacionada com 22,8 mil novos casos da doença. Segundo o instituto, a obesidade provoca 13 tipos diferentes de câncer, incluindo no intestino, nos rins, no útero e nas mamas. A terceira maior causa evitável de câncer é a exposição à radiação ultravioleta do Sol e câmaras de bronzeamento, que provocam cerca de 13,6 mil casos de câncer de pele por ano, 3,8% do total.
Outras causas evitáveis são o uso do álcool e o consumo insuficiente de fibra, responsáveis por 11,9 mil e 11,7 mil casos de câncer, respectivamente, e a poluição do ar, culpada por 3,6 mil cânceres de pulmão por ano.
Esta é a íntegra de uma notícia publicada na edição de 24 de março de 2018 do jornal O Globo.
"Mudança no estilo de vida evita câncer", diz o título da notícia. "Novos dados mostram que seria possível prevenir mais de 2,5 mil casos por semana", diz o subtítulo.
Mudança no estilo de vida e prevenção, eis duas ações imprescindíveis para evitar não só o câncer como também a infindável quantidade de doenças físicas, psicológicas, morais e espirituais que assolam esta insana civilização (sic) que tem na indústria da doença um de seus segmentos mais lucrativos.
Há uma frase, cujo autor desconheço, que diz o seguinte: "Cidade limpa não é a que mais se varre; é a que menos se suja.". Frase que, mutatis mutandis, resulta na seguinte: "Sociedade sã não é aquela em que mais se toma remédios; é aquela em que menos se adoece."
E prosseguem as paráfrases. "Sociedade onde menos se adoece não é aquela em que há mais médicos; é aquela em que médicos são menos necessários". É aquela em que o estágio evolutivo de seus integrantes já os possibilita entender que doenças são consequências naturais de estilos de vida equivocados, e que, consequentemente, evitá-las é algo que requer a adoção de estilos de vida saudáveis.
Adoção de estilos saudáveis, eis a solução para todo mal que assole uma sociedade. E para defender o que acabo de dizer, segue o título de uma notícia que eu gostaria muito de ver publicada: Mudança no estilo de direção evita mortes, mutilações e lesões irreversíveis que ocorrem no trânsito.
"A obesidade é uma grande ameaça à saúde agora, e a situação só vai piorar se nada for feito.", destacou Linda Bauld, pesquisadora do instituto Cancer Research UK. Sim, diante de qualquer coisa que nos ameace, sempre que nada for feito a situação só vai piorar. Vocês lembram uma frase que diz: "Vamos deixar como está para ver como é que fica"? Pois é. Fica sempre pior!
Sendo assim, com a intenção de evitarmos males cada vez piores, que tal passarmos a adotar estilos de vida cada vez melhores?

Nenhum comentário: